Conselheiro Durval Ângelo toma posse no TCEMG

O ex-deputado estadual Durval Ângelo Andrade tomou posse como conselheiro do Tribunal de Contas do Estado de Minas Gerais (TCEMG) na tarde desta quarta-feira (1º/08/2018), em solenidade realizada no Auditório Vivaldi Moreira, na sede do Tribunal. O novo conselheiro ocupa a vaga deixada por Adriene Andrade, que faleceu em abril deste ano. A breve cerimônia foi conduzida pelo vice-presidente do TCEMG, Mauri Torres, que substituiu o presidente Cláudio Terrão, ausente por motivo de saúde na família.

 

Em seu discurso de posse, o conselheiro Durval Ângelo agradeceu aos familiares, amigos e fez um agradecimento especial ao governador do Estado, Fernando Pimentel, ao presidente da Assembleia Legislativa, Adalclever Lopes, e aos outros órgãos do Estado, além do Tribunal de Contas. Depois, o conselheiro empossado, que também é professor de filosofia, destacou alguns enunciados de pensadores que considera “norteadores de sua caminhada”, como Sócrates e Descartes, além de Hannah Arendt e José Ortega y Gasset, que são do século XX.

 

Durval Ângelo relembrou sua carreira na política e sua ligação à causa dos Direitos Humanos. Também destacou que assume “essa circunstância nova, com motivação da síntese socrática e, sinceramente, reconheço que precisarei aprender muito”. Ele falou dos novos desafios que terá ao integrar o colegiado de conselheiros: o desafio do aprendizado, o desafio da compreensão da missão do TCEMG, tanto de fiscalizar quanto de orientar, e o desafio de contribuir para a execução de políticas públicas “que melhorem a vida das pessoas, sobretudo as empobrecidas, que são as que mais precisam delas”.

 

O governador Fernando Pimentel fez um breve pronunciamento para homenagear a memória da conselheira Adriene Andrade e agradecer ao TCEMG pelos relevantes serviços em modernizar e melhorar o setor público em benefício do cidadão.

 

O conselheiro Mauri Torres agradeceu a presença de todos e encerrou a solenidade. Na mesa de honra estavam presentes as seguintes autoridades: governador do Estado, Fernando Pimentel; presidente da Assembleia Legislativa, Adalclever Lopes; Nelson Missias de Morais, presidente do TJMG; deputado federal Odair Cunha; procurador Geral de Justiça, Antônio Sérgio Tonet, defensor Público-Geral, Gério Patrocínio Soares; subprocurador Geral do Ministério Público de Contas, Marcílio Barenco Correa; e o prefeito de Belo Horizonte, Alexandre Kalil. Também estiveram presentes os conselheiros do TCEMG: José Alves Viana, Wanderley Ávila, Sebastião Helvecio, Gilberto Diniz, Hamilton Coelho. Os procuradores do Ministério Público de Contas: Cecilia Mendes Borges, Glaydson Massaria, Sara Meinberg, Cristina Melo e Daniel Guimarães.

 

FONTE:

https://intranet.tce.mg.gov.br/?p=147558