Outubro Rosa - de Olho na Saúde

A Coordenadoria de Serviços Integrados de Saúde/DGP, em comemoração ao Movimento Outubro Rosa, está disponibilizando lacinhos rosas para os servidores da Casa, durante este mês, como forma de lembrar às mulheres sobre a importância da atenção à saúde das mamas e detecção precoce do câncer de mama.

A saúde das mulheres necessita de cuidados cotidianos como alimentação saudável, prática regular de atividades, que promovam o bem-estar, e visitas periódicas ao ginecologista.

Câncer de mama, endometriose, infecção urinária, câncer no colo do útero, fibromialgia, depressão e obesidade estão entre as principais doenças que afetam o sexo feminino. Muitas vezes, em função de jornada dupla de trabalho e atenção centrada na saúde da família, mulheres negligenciam a própria saúde, deixando de lado, por exemplo, exames periódicos preventivos.

A campanha enfatiza a importância da mulher conhecer suas mamas e ficar atenta às alterações suspeitas.




As mulheres devem procurar imediatamente um serviço de saúde para avaliação diagnóstica ao identificarem alterações persistentes nas mamas. No entanto, vale ressaltar que tais alterações podem não ser câncer de mama.

 

Fonte: https://intranet.tce.mg.gov.br/?p=149464

INCA- Instituto Nacional de Câncer- Ministério da Saúde