Governador empossa o novo Procurador-Geral do Ministério Público de Contas



O governador de Minas Gerais, Romeu Zema, deu posse, na segunda-feira (30/05), na Cidade Administrativa, ao novo procurador-geral do Ministério Público de Contas (MPCMG), Marcílio Barenco, que ocupará o cargo pelos próximos dois anos. A solenidade contou com a presença do presidente do TCEMG, Mauri Torres, e de diversas autoridades do Judiciário, do Executivo e do Controle Externo.

Barenco ocupará o cargo deixado pela procuradora Elke Andrade Soares de Moura, que esteve à frente da instituição nos últimos quatro anos. O MPCMG atua na fiscalização contábil, financeira, orçamentária, operacional e patrimonial do estado e de seus municípios.

Elke afirmou que sai honrada por ter gerido a instituição nos últimos quatros anos. “Atuamos no propósito de colocar o controle externo a serviço da sociedade. Em nossa gestão, reforçamos o caráter orientativo e pedagógico, buscando evitar que irregularidades futuras ocorressem. Percebemos que esses erros, em sua grande maioria, ocorriam por desconhecimento”, disse, destacando que a gestão teve números positivos, com produtividade em alta mesmo com os percalços da pandemia.

O novo procurador-geral, Marcílio Barenco, destacou que pretende atuar em prol de uma união do controle em que a sociedade mineira possa ser a verdadeira beneficiada. “O papel do MPCMG como fiscal de lei e na defesa da sociedade será executado no lugar tranquilo do diálogo com as instituições, em busca da melhor gestão pública possível”.

O presidente Mauri Torres destacou o trabalho harmônico e profícuo entre TCEMG e MPCMG nos últimos anos. “Uma parceria em busca do consenso para o benefício do controle de fato para a sociedade”, disse, reforçando os votos de uma boa gestão ao novo procurador-geral.

O governador Romeu Zema encerrou a solenidade desejando sucesso ao procurador Barenco, destacando que o MPCMG tem no governo estadual um parceiro em busca da gestão pública mais transparente e profissional possível. “Sei da relevância dos instrumentos de controle para uma boa gestão pública. Nos últimos anos, conseguimos implantar medidas anticorrupção para combater as irregularidades na esfera pública. Além disso, as medidas preventivas e de orientação devem andar lado a lado, porque quanto mais se demonstra que os controles são eficientes, maior será a adesão”, ponderou.

 

Carreira

 

Natural de Petrópolis (RJ), Marcílio Barenco formou-se em Direito pela Universidade Católica de Petrópolis, em 2000, e, em 2002, ingressou na Polícia Civil do Estado de Alagoas, onde chegou a exercer o cargo de delegado geral. Em 2011, ele se tornou procurador do Ministério Público de Contas junto ao TCE/MG. Clique aqui e veja o currículo completo do novo procurador-geral.

Participaram da solenidade os conselheiros Gilberto Diniz, Durval Ângelo e Wanderley Ávila, o conselheiro em substituição Adonias Monteiro e o conselheiro-substituto Telmo Passareli, além do procurador do MPCMG, Daniel Guimarães, e de servidores da instituição.

 

Clique aqui e veja as fotos da solenidade.