Conselheiro Gilberto Diniz é o novo presidente do TCEMG

O conselheiro Gilberto Diniz tomou posse na Presidência do Tribunal de Contas do Estado de Minas Gerais (TCEMG), na tarde desta quarta-feira (15/02/2023), em solenidade realizada no Auditório Vivaldi Moreira, na sede do Tribunal. Na ocasião, também tomaram posse como vice-presidente, o conselheiro Durval Ângelo, e como corregedor, o conselheiro Wanderley Ávila. Os conselheiros que compõem a nova gestão, biênio 2023 - 2024, foram eleitos em dezembro passado e hoje assinaram o livro de posse, durante a apresentação dos músicos do Quarteto Minas.

O conselheiro Diniz ocupa o cargo deixado pelo conselheiro Mauri Torres, que falou na abertura da solenidade. Diniz é o primeiro servidor de carreira a ocupar o cargo de presidente do TCEMG. Em seu discurso fez uma citação bíblica, “Tudo tem o seu tempo determinado, e há tempo para todo o propósito debaixo do céu”. E pela emoção de tomar posse, disse, “meu coração me incita, neste momento a falar de gratidão, de compromisso e de um pouco de mineiridade”.

Gilberto Diniz agradeceu “em primeiro lugar, ao artífice maior do universo, Deus, pelo dom da vida, pela força para vencer desafios, pela fé e por me iluminar nas escolhas que me trouxeram até aqui”. Ele também agradeceu aos pais e toda sua família; aos amigos, aos colegas, aos professores que fizeram diferença em sua carreira acadêmica e à sua equipe de trabalho, que contribuiu com dedicação e competência para as atribuições do seu cargo.

Declarou que é tempo de firmar compromisso. “Neste momento, sobreleva a responsabilidade da assunção da presidência de um Tribunal de Contas, tão relevantemente exercida antes por homens públicos inigualáveis. Tribunal de Contas edificado sobre os alicerces éticos e morais sólidos e permanentes sobre a inabalável vocação de altivez e de liberdade própria das nossas Minas Gerais”.

O novo presidente falou do seu orgulho de ser mineiro e de cultuar o jeito mineiro de ser. Ele citou o escritor Guimarães Rosa, ao dizer que “o mineiro pensa que o importante é ser, e não parecer, não aceitando cavaleiro por argueiro, nem cobrindo os fatos com aparatos”. E finalizou falando da “sorte de presidir este Tribunal, nesta quadra em que nós compartilhamos a ambição cívica de fazer prevalecer o interesse público. Que Deus nos abençoes e guarde, porque, embora muito tenha sido feito, devemos sempre avançar”.

O conselheiro Mauri Torres, que se despedia da Presidência do TCEMG, saudou o público presente e fez um breve discurso. Ele agradeceu aos representantes dos órgãos públicos presentes e ressaltou a boa relação que tiveram, durante o período que esteve à frente da Corte de Contas. Torres também lembrou dos funcionários do Tribunal a quem fez um agradecimento especial pela dedicação e esforço de todos.

O governador Romeu Zema, fez um pronunciamento breve em que parabenizou e agradeceu ao conselheiro Mauri Torres pela “condução deste Tribunal com tanta sabedoria”. O governador disse que Gilberto Diniz, ao ocupar a presidência, quebra uma regra para o bem. Disse que “ele toma posse numa situação inédita, nos 88 anos desta Casa”. Afirmou ainda que o TCEMG tem sido um grande parceiro e contribuído muito para que o Estado faça avanços nas ferramentas de gestão dos recursos públicos, e desejou sucesso a nova gestão.

Subiu ao púlpito para discursar o procurador-geral do Ministério Público de Contas de Minas Gerais, Marcílio Barenco, que falou em nome do Ministério Público de Contas. Ele destacou a carreira do conselheiro Gilberto Diniz. Afirmou que Diniz possui “predicados intelectuais e profissionais inquestionáveis”, e que os títulos que compõe o currículo do novo presidente “agregam experiência indispensável ao cargo de tamanha envergadura”. Em seguida, o conselheiro-substituto Adonias Monteiro também discursou para homenagear o novo presidente. Adonias afirmou que “desafios afloram as virtudes, e dentre as incontáveis de vossa excelência, há duas a cordialidade e a escuta ativa”. Ele também mencionou a dedicação do conselheiro Diniz e disse que “ a dedicação marcará de forma indelével, inspirando colaboradores, servidores e membros a contribuírem com coesão e harmonia, cada um à sua maneira, para o desempenho da função constitucional de controle externo da administração pública”. O conselheiro substituto e procurador-geral também agradeceram e destacaram o sucesso da última gestão, marcada pelo diálogo e pela superação das dificuldades decorrentes da pandemia de Covid 19, que foram “heroicamente superadas”, segundo as palavras do conselheiro Adonias.

A mesa de honra contou com a presença do conselheiro Mauri Torres, do governador Romeu Zema, o presidente da Assembleia Legislativa do Estado de Minas Gerais, Tadeu Martins, primeiro vice-presidente do Tribunal de Justiça de Minas Gerais, desembargador Alberto Vilas Boas, presidente do Tribunal Regional Federal da 6ª região, Mônica Sifuentes, defensora pública-geral de Minas Gerais, Raquel Costa Dias; Procurador Geral Ministério Público de Contas de Minas Gerais, Marcílio Barenco; deputado federal Miguel Angelo, comandante da 4ª região militar do Exército, general Paulo Alípio Valença; comandante do Centro de Instrução e Adaptação da Aeronáutica brigadeiro do ar, José Henrique Kaipper ,capitão de Mar e Guerra, Leonardo Carvalho Navaes.

 

Os músicos do Quarteto Minas: Alexandre Kanji e Vitor Dutra, no Violino; Cleusa Nebias, na Viola; e Antônio Pompeu, no Cello, apresentaram as músicas, I Don’t Wanna Miss a Thing ( Aerosmith), Medley de Milton Nascimento, e o Hino Nacional, durante o evento.

 

Alda Clara - Diretoria de Comunicação Social

FONTE: https://www.tce.mg.gov.br/noticia/Detalhe/1111626163