Unimed-BH - Campanha Março 2023 - Doença Renal

Nesta 2ª quinzena do mês de Março falaremos de um tema muito importante e com grande relevância para as empresas: Doença Renal.

Cálculo renal, também conhecido como pedra nos rins, é uma doença causada pela formação de substâncias minerais dentro do sistema urinário. É comparado com “grãos de areia” que se juntam dentro do rim e formam uma verdadeira pedra.

Os cálculos renais são formados dentro dos rins e dependem de uma concentração alta de cristais na urina. Assim, as principais causas de sua formação são a pouca ingestão de água, deixando a urina muito concentrada.

A ingestão de comidas com muito sal e proteínas também é um fator importante. Além disso, há cálculos que são causados por bactérias decorrentes de episódios recorrentes de infecção urinária.

Pessoas obesas, sedentárias, com diabetes, que moram em locais mais quentes e com histórico de doença na família têm mais chances de cálculo urinário. E, na maioria das vezes, uma doença que começa com uma alimentação ruim e com pouca ingesta de água.

Quase 50% dos pacientes que tiveram um cálculo renal vão ter outro em 5 anos se não fizerem um tratamento preventivo.

Como medidas preventivas devemos aumentar a ingesta hídrica, com o objetivo de urinar mais de 2 litros por dia. Para isso, pode-se verificar a cor da urina. Ela deve estar bem clara, quase transparente. Se a urina estiver amarelada é sinal que mais água deve ser ingerida.