INFORMATIVO – DE OLHO NA SAÚDE – JUNHO/23

A Coordenadoria de Serviços Integrados de Saúde (CSIS) convida os servidores e prestadores de serviço terceirizado do Tribunal de Contas a comparecerem ao 1° andar do Edifício Anexo para a aferição da pressão arterial, glicemia e peso.

No período de 7h30m as 11h30 e de 13h as 15h30, a enfermeira Roseli irá realizar as aferições, conforme calendário abaixo. Observem que, para medição da glicemia pela manhã, é necessário jejum de no mínimo oito horas; e, se for à tarde, duas horas após a refeição.

 

Data: de 12 a 16/6

Edifício Anexo: 1º e 4º andares e G4

Edifício Sede: 1º e 4º andares e 2º Subsolo

Central Suricato: todos andares

 

 

Data: de 19 a 23/6

Edifício Anexo: 2º e 3º andares e Almoxarifado

Edifício Sede: 1º Subsolo, Térreo e 5º andar

 

Data: de 26 a 30/6

Edifício Anexo: 5º e 6º andares e G1

Edifício Sede: 2º e 3º andares

 

Saiba mais sobre:

 

Diabetes é uma doença crônica causada pela produção insuficiente ou resistência à insulina, hormônio que regula a glicose no sangue e garante energia para o organismo.

Quando a pessoa tem diabetes significa que o organismo não fabrica insulina suficiente e/ou não consegue utilizar a glicose adequadamente. Quando isso acontece, o nível de glicose no sangue fica alto (hiperglicemia). Se esse quadro permanecer por longos períodos, poderá afetar o funcionamento de outros órgãos. Já a hipoglicemia é caracterizada por glicemias abaixo de 70mg/dl, que é uma queda vertiginosa das taxas de açúcar no sangue.

 

A melhor forma de prevenção é:

  • comer diariamente verduras, legumes e frutas;
  • reduzir o consumo de sal, açúcar e gorduras;
  • parar de fumar;
  • praticar exercícios físicos regularmente (pelo menos 30 minutos todos os dias);
  • manter o peso controlado.

 

Hipertensão arterial ou “pressão alta” está relacionada com a força que o coração tem de fazer para impulsionar o sangue para o corpo todo. Para ser considerado hipertenso, é preciso que a pressão arterial, além de mais alta que o normal, permaneça elevada. Diversos fatores como hereditários, raciais, dietéticos, hábitos de vida e temperamento da pessoa contribuem para o aparecimento da doença, que não tem cura, mas pode-se, por meio de tratamento, controlar os níveis, de pressão arterial.

 

Fique atento ao:

  • controle periodicamente a pressão arterial;
  • deixe de fumar e minimize o uso de álcool;
  • mantenha o peso ideal e faça exercícios físicos sob orientação médica;
  • evite alimentos ricos em gordura animal e diminua o sal;
  • evite a tensão, enfrentando melhor a vida;
  • além de uma dieta baixa em colesterol, recomenda-se o consumo moderado de sal de cozinha, que contém cloreto de sódio, que mais influência na pressão arterial.

Fontes:

https://www.saude.pr.gov.br/Pagina/Diabetes-diabetes-mellitus#:~:text=Reduzir%20o%20consumo%20de%20sal,Manter%20o%20peso%20controlado

https://aps.saude.gov.br/noticia/10336

https://www.ipesaude.se.gov.br/diabetes-saiba-mais-sobre-as-complicacoes-causadas-pela-doenca/

https://diabetes.org.br/hipoglicemia-qual-a-melhor-forma-de-corrigir/

https://www.spdm.org.br/blogs/nutricao/item/1351-42controle-e-prevencao-da-hipertensao#:~:text=Controlar%20periodicamente%20a%20press%C3%A3o%20arterial,animais%20e%20diminuir%20o%20sal

https://bvsms.saude.gov.br/26-6-dia-nacional-do-diabetes-4/#:~:text=Em%202020%2C%20calcula%2Dse%20que,anos%20apresentam%20diabetes%20tipo%201

 

 

Fonte:https://intranet.tce.mg.gov.br/noticias/informativo-de-olho-na-saude-junho-23/