CONSELHEIRO JOSÉ ALVES VIANA SE DESPEDE DO TCEMG



Na tarde desta quarta-feira, 20/03/2024, o presidente do Tribunal de Contas do Estado de Minas Gerais, Gilberto Diniz, inaugurou a sessão solene em razão da aposentadoria do conselheiro José Alves Viana, no plenário da Corte de Contas. Estiveram presentes os familiares do conselheiro, servidores do TCEMG, amigos e ex-colegas da ALMG.

Em seu discurso, o presidente Gilberto Diniz falou da honra de presidir a sessão de despedida do conselheiro José Alves Viana. Ele disse que o Doutor Viana trouxe para este Tribunal uma grande experiência da sua sólida trajetória de vida pública e muita sabedoria para melhorar a qualidade dos gastos públicos e assim melhorar a vida do cidadão mineiro. O presidente ressaltou o caminho traçado pelo conselheiro Viana sendo digno de reverência e respeito e desejou a ele o mesmo êxito nos novos desafios e futuras jornadas, ao entregar uma placa de agradecimento, em nome do Tribunal.

O conselheiro José Alves Viana fez seu discurso de despedida ao final da sessão. Ele disse que “a gratidão é a realização do bem, do seu reconhecimento” e que não seria capaz de mencionar todas as pessoas que pavimentaram a sua estrada nestes setenta e cinco anos de percurso. Ele falou que “mudar é um ato de coragem” e que está pronto para enfrentar novos desafios em sua vida. Disse o doutor Viana, “aqui eu convivi e aprendi muito com os colegas”, conselheiros, servidores, equipe de apoio e agradeceu, em especial, aos funcionários do seu gabinete. “Levo uma recordação agradável e fraterna destes doze anos juntos”, finalizou Viana.

Após o discurso do presidente Gilberto Diniz, a palavra foi passada para os conselheiros presentes: Cláudio Terrão, Mauri Torres e Agostinho Patrus. Depois, discursaram os conselheiros substitutos, Licurgo Mourão, Hamilton Coelho, Telmo Passareli e Adonias Monteiro. Ainda tomaram a palavra o procurador-geral do Ministério Público, Marcílio Barenco, o presidente da Asscontas, Toninho e o presidente do Conselho da Asscontas, Jairo Magela, que entregou ao conselheiro Viana uma placa em nome da associação de servidores do Tribunal. Ainda subiram ao púlpito o diretor Jurídico da AudiTCE-MG, Gustavo Terra Elias e o assessor de gabinete, Paulo Henrique Figueiredo, que fez um discurso emocionado.

Por meio de vídeo, enviaram mensagens de agradecimento e felicitações, os conselheiros ausentes da solenidade, Durval Ângelo e Wanderley Ávila; o governador Romeu Zema e o Advogado-Geral do Estado, Sérgio Pessoa. Já os presidentes da Atricon (Associação dos Membros dos Tribunais de Contas) e do Instituto Rui Barbosa, Edilson de Souza e Edilberto Pontes enviaram mensagens que foram lidas pelo presidente Gilberto Diniz.

Nas muitas palavras ditas ao conselheiro José Alves Viana, repetiram-se as lembranças da forma com que ele se dirigia às pessoas, de casos de encontros e do seu exemplar comprometimento com os propósitos de solidariedade e seu êxito na trajetória dedicada ao servir público.

Em continuidade às homenagens, nesta quinta-feira, 21 de março, será celebrada uma missa em intenção ao conselheiro José Alves Viana, no Cenáculo de Oração, presidida pelo padre Gilson Oliveira, às 13 horas.

 

Clique no link abaixo para ver as fotos da Sessão Solene

https://www.flickr.com/photos/tcemg/53600774119/in/album-72177720315569615

 

Fonte: https://intranet.tce.mg.gov.br/noticias/destaque-central/conselheiro-jose-alves-viana-se-despede-do-tcemg/