A Asscontas foi homenageada pela Escola de Contas e Capacitação Professor Pedro Aleixo do TCEMG, em solenidade de 31 anos



A Escola de Contas celebrou, nesta segunda-feira (8/9), o aniversário de 31 anos, em uma sessão solene no Auditório Vivaldi Moreira, com a presença do presidente Durval Ângelo, do vice-presidente Agostinho Patrus, da ministra-substituta do Tribunal Regional Eleitoral (TRE), do procurador-geral do Ministério Público, Marcílio Barenco, entre outras autoridades e presenças que marcaram a trajetória da Escola e do Tribunal. Na oportunidade, foi lançada a Revista comemorativa dos 90 anos do Tribunal de Contas.

Inicialmente, em seu discurso, o diretor da Escola de Contas, Rodrigo Marzano, disse que “neste contexto de comemoração dos 90 anos do TCEMG, nos reunimos para comemorar os 31 anos da Escola de Contas, que tem sido … a força propulsora que transforma princípios em prática, garante a permanente capacitação e evolução dos servidores, colaboradores e agentes públicos mineiros, nossos jurisdicionados”, para a concretude da missão constitucional do Tribunal.

Na solenidade, foram homenageadas onze pessoas, oriundas da sociedade, do meio acadêmico e autoridades, que receberam uma placa de homenagem e também um exemplar da Revista comemorativa dos 90 anos do TCEMG: Dona Faustina, proprietária do Restaurante da Dona Faustina; o professor Joaquim Carlos Salgado; o conselheiro aposentado do TCEMG, Maurício Brandi Aleixo; o conselheiro aposentado Fued Dib, representado pela sua sobrinha Ana Cláudia Dib; a coordenadora de Pós-Graduação da Escola de Contas, Luciana Raso; a servidora aposentada Marisa Nunez; o presidente da Editora Fórum, Luís Cláudio R. Ferreira; a Associação dos Servidores do Tribunal de Contas de Minas Gerais (Asscontas), representada pelo seu presidente, Antônio da Costa Lima Filho; o professor José Alfredo de Oliveira Baracho, representado pelos seus netos Sofia e Gabriel Baracho e a ministra-substituta do TRE, Edilene Lobo.

Segundo Marzano, a homenagem realizada expressava o merecido reconhecimento a todos que ajudaram a construir a história do Tribunal e também da Escola de Contas.

Para o lançamento da Revista Comemorativa dos 90 anos do TCEMG, Marzano agradeceu a todos que contribuíram para o lançamento do periódico. Um exemplar foi entregue ao desembargador Pedro Aleixo Neto, descendente do patrono da Escola de Contas, professor Pedro Aleixo. “Representa muito mais que uma publicação institucional. “Ela é uma síntese histórica e comemorativa que contempla tanto uma genealogia do nosso passado quanto perspectivas reais que já se colocam para o nosso futuro”, disse Marzano.

Um dos destaques da solenidade foi a carta lida por Ana Cláudia Dib, sobrinha do conselheiro aposentado Fued José Dib: “É com profunda satisfação, que testemunho a trajetória consolidada da Escola de Contas, … que se tornou referência nacional. Sua permanência é essencial para que o saber continue a ser alicerce de uma governança ética e eficiente”, enfatizava um dos trechos.

Expressando gratidão pela homenagem, a ministra-substituta Edilene lobo falou em nome de todas as homenageadas e homenageados. “Receber a medalha desta Escola ao lado de pessoas tão ilustradas e importantes para a minha vida faltam-me mais palavras para entregar a gratidão”. Ela falou também sobre a honra de ter trabalhado como professora na Escola de Contas do Tribunal mineiro e destacou que a revista comemorativa pudesse servir para que as pessoas exercitassem “o pensar por si”.

O último discurso da solenidade foi o do presidente do Tribunal, conselheiro Durval Ângelo. Ele afirmou que ao comemorar essas duas datas magnas, do aniversário de 31 anos da Escola e o lançamento da Revista Comemorativa dos 90 anos do TCEMG, é preciso destacar a figura do patrono da Escola de Contas, professor Pedro Aleixo, que foi um dos maiores defensores da democracia brasileira. “Ele não foi apenas um jurista brilhante ou um político visionário” e também lúcido, que teve o seu nome garantido em um lugar de honra na galeria dos defensores da democracia. Durval ressaltou “a democracia não se sustenta apenas na boa-vontade dos governantes, mas na vigilância constante e na força das instituições de controle como o Tribunal de Contas”. E finalizou “que essa data nos inspire a renovar nosso compromisso com a excelência, com a transparência e com a defesa intransigente da democracia”, honrando a memória de Pedro Aleixo com ações concretas.

Clique no link e veja todas as fotos do evento.

FONTE: INTRANET TCEMG