Informativo De Olho na Saúde – OUTUBRO ROSA



A Coordenadoria de Serviços Integrados de Saúde/Diretoria de Gestão de Pessoas, em comemoração ao Movimento Outubro Rosa, disponibilizará lacinhos rosas durante todo o mês de outubro, como forma de sensibilizar as mulheres sobre a importância da atenção à saúde das mamas e detecção precoce do câncer de mama.

A saúde da mulher merece cuidados diários como alimentação saudável, prática regular de atividades que promovam o bem-estar e visitas periódicas ao ginecologista.

Câncer de mama, endometriose, infecção urinária, câncer no colo do útero, fibromialgia, depressão e obesidade estão entre as principais doenças que afetam o sexo feminino.

Muitas vezes, em função da jornada dupla de trabalho e atenção centrada na saúde da família, mulheres negligenciam a própria saúde, deixando de lado, por exemplo, exames periódicos preventivos.

No Tribunal de Contas, por força da Portaria da Presidência 104/2013, há concessão de abono às servidoras que se submetem a exames preventivos de câncer de mama.  Clique aqui e veja o texto na íntegra da Portaria.

Identificada quaisquer alterações persistentes nas mamas as mulheres devem procurar imediatamente um serviço de saúde para avaliação diagnóstica.

No entanto, vale ressaltar que tais alterações podem não ser câncer de mama.

Enfatizamos a importância de a mulher conhecer suas mamas e ficar atenta às alterações suspeitas.




FONTE: https://intranet.tce.mg.gov.br/?p=161179